terça-feira, 30 de outubro de 2007

A organização dos conteúdos e as metodologias de trabalho

1. Defina com suas palavras o que são temas geradores?

Temas geradores, nos permite articular no trabalho pedagógico, com a realidade sociocultural das crianças e seu desenvolvimento e os interesses específicos a que as crianças possuem.

2. Descreva os dois temas apresentados na seleção dos temas geradores.

Temas cíclicos: recorrentes anualmente e comemorados em datas ou periodos específicos, e que representam, em geral, certas festividades consagradas nacionalmente.Temas gerados pelas crianças e suas famílias: em algumas situações, são detectados por professores e profissionais da escola como tendo especial importância para as crianças, suas famílias e os contextos que as rodeiam.

3. Explique cada uma das diretrizes a serem adotadas no desenvolvimento dos temas geradores.
  • Permitir sempre a manisfestação da curiosidade infantil, conciliando os interesses individuais de certas crianças com o tema explorado.
  • Qebrar perconceitos, evitando a imposição de modelos abstratos. É necessário garantir que as crianças compreendam a heterogenidade que caracteriza nossa sociedade.
  • Imprimir aos temas uma visão flexível e ampla, e ao mesmo tempo contextualizada. Esse cuidado é importante porque dele dependem o dinamismo do currículo e a compreensão das crianças quanto ao movimento e as transformações que caracterizam o mundo físico esocial.
  • Garantir a criticidade e a criatividade no tratamento dos tems. Este cuidado está ligado que diz respeito à não imposição de modelos abstratos a fim de evitar ou quebrar preconceitos.
  • Favorecer o acesso das crianças aos conhecimentos científicos em jogo nos diferentes temas. Esse tema é importante para que a exploração do tema não fique limitada à experiência direta e ao senso comum.
  • Variar a duração dos temas de acordo com a sua amplitude e com o interesse da turma. Os temas podem durar uma ou mais semanas, dependendo de sua abrangência, da própria situação que lhes dá origem e, principalmente, do envolvimento e interesse manisfesto pelas crianças.
  • Articular as diferentes áreas do conhecimento em função e no interior do tema. O tema é o fio condutor e, dessa forma, ele move e, ao mesmo tempo, organiza as atividades e os conhecimentos.

4. Escolha um tema e elabore um plano de aula no modelo do Tema Gerador:

Tema Gerador: Agricultura

Conhecimento social: diferentes tipos de trabalho realizado no campo (empreiteiro, caseiro,peões,etc.), valorização do trabalho manual, instrumento usado no trabalho do campo (trator, roçadeiras enxadas, etc), a importancia do homem do campo para a cidade.

Conhecimento Natural: caracteristicas dos diferentes instrumentos de trabalho (forma, tamanho, material, etc...), as necessidades que o homem do campo tem em relação ao homem da cidade, identificação do homem com suas necessidades (alimento, água, ar, calor, luz), importancia da água na preparação dos alimentos, na higiene do corpo, no cuidado dos vegetais.

Conhecimento lógico matemático: classificação dos objetos (tipo de material que é feito, pelo uso e função por atributos), a distância da cidade do campo, sequencia temporal e duração das atividades.

Conhecimento linguistico: conhecimento das varias modalidades de linguagem (historia, poesia, piadas, adivinhações), narração reprodução e criação de históris (com ou sem livros, individual ou coletivamente, interação pela linguagem (avisos, relatos, noticias aos vários setores do campo).

Nenhum comentário: